"Porque escolher é perder sempre"
Eu me recuso hoje a escrever sobre meus dramas, sonhos ou devaneios. Forço-me a escrever sobre qualquer outra coisa que não seja relacionado a tudo aquilo que tenho vivido e experimentado, para dedicar essas linhas a algo além dos meus pensamentos. Usarei essas linhas para me distrair e não pensar em ti, só por hoje.
Essa semana me deparei com um discurso de um pai que perdeu um filho, e fazia um bom tempo que eu não me deparava com algo tão simples e ao mesmo tempo tão complexo que é o relacionamento de um pai com o filho. O discurso é bem curto, tem cerca de 3 minutos, mas são os 3 minutos mais intensos que já experimentei, a cada palavra proferida pelo pai é palpável o amor e a saudade que ele estava sentindo, as vezes a vida faz isso sabe? Ela inverte a ordem natural das coisas e nos mostra que as vezes não podemos ter o controle de tudo que acontece conosco, temos apenas que aceitar e tirar sempre o melhor de cada situação.
Uma das frases do discurso feito pelo pai que mais me impressionou e me abalou, é de uma história que ele relata do filho, ele e o filho estavam em uma livraria e o filho queria levar 12 livros e ao ver aquilo ele(o pai) fala que é um exagero e pede para que ele escolha apenas 6, e o filho se nega e fala que se for para escolher ele prefere não levar nenhum, o pai achando que é birra pergunta o porque, e o filho responde "Porque escolher é perder sempre".
No momento que escutei essa frase eu percebi que naquelas simples cinco palavras ali organizadas em formato de frase estava uma sabedoria tão complexa e admirável do tipo que só os mais novos contém. Nunca havia pensado em algo tão interessante, sempre que escolhemos algo perdemos algo, sempre que escolhemos alguém perdemos outros momentos, sempre que escolhemos qualquer coisa, perdemos tudo aquilo que não escolhemos. Já imaginou tanta coisa que você perdeu quando você teve que escolher?
A questão da escolha não é pensar naquilo que perdemos, é aceitar que perderemos algo e torcer para que possamos escolher certo, torcer para que aquilo que escolhemos seja algo que nos faça bem e nos traga momentos e lembranças que farão parte de nossas memorias e historias quando formos mais velhos. Sei que nem sempre vamos escolher o que é o "certo" ou a melhor coisa para nós, somos humanos e falhos, nem sempre vamos acertar, então sempre pense muito bem antes de fazer escolhas, não pense somente naquilo que você irá ganhar, pense também naquilo que você irá perder. Na vida sempre ganhamos algo e também sempre perdemos, então que possamos ganhar tudo de bom e que possamos perder tudo aquilo que nos faz mal ou tudo aquilo que seja dispensável e que nunca venhamos a perder a cabeça.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
tocante
ResponderExcluir